segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Categoria: Boteco mais joinha


Bom dia pessoal!!!

Feriadão da independência, dia auspicioso pra começar uma enquete nova, revigorada e que vai ser recordista de votos deste blog, não acham?!

Poisé, hoje eu acordei com vontade de fazer uma enquete memorável, e passei praticamente a noite inteira em claro, pensando em algo extremamente atraente, apelativo, bacaninha, pra vocês...

Ok, mentira. Eu dormi feito um bebê e acordei tarde. A idéia bacaninha já estava decidida! ;)

Mas, vamos à enquete!

Quem não gosta de fazer um happy hour no meio da semana, pra desafogar um pouco? Ou de afogar as mágoas num copo - ou vários - de cerveja? Quem nunca ficou até altas horas de sexta ou sábado batendo ponto naquela cadeirinha ordinária de metal, daquela mesinha minúscula e barulhenta também de metal, com um engradado vazio ao lado, que vai se enchendo gradativamente até finalmente...ser trocado por outro vazio (e assim sucessivamente)?!

E qual o denominador comum a estas situações? A conversa, a diversão e o clima descontraído e totalmente informal. Nestes dias em que a gente só quer comer um aperitivo, tomar uma gelada e conversar com os amigos, não há clima melhor do que o de um BOTECO!

Pois a enquete desta semana é para escolher o BOTECO MAIS JOINHA DE SALVADOR!

Mas eu tô falando de boteco MESMO. Não aqueles barzinhos da moda enfeitados milimetricamente pra parecerem desarrumados, com engradados, garrafas antigas vazias e mobiliário retrô, tudo isso estratégicamente para dar a impressão de "lugar da boa e velha guarda".

Não, não estou falando de barzinhos que tentam ser botecos pelo charme saudosista da tradição que o boteco evoca, mas sem precisar arregaçar as mangas e receber o rótulo de "pé sujo".

Eu falo dos botecos de verdade, aqueles que tem habitués que batem ponto lá todo dia há dez anos. Os que não servem petiscos "populares com um toque de requinte", e sim caldinho de sururu, agulhinha e pititinga frita, lambreta, salaminho com limão, azeitona, batata frita e ovo de codorna colorido. Comida sem frescura, enfim.

É destes botecos que eu quero saber aqui. Os botecos de verdade! (Nada contra os outros. Quando eu fizer uma enquete sobre barzinho chique, elegemos eles!).

Então vamos lá pessoal, mãos à obra. Quero saber os botecos preferidos de cada um aqui, os motivos pelos quais vocês gostam tanto dele, se vocês já tem alguma mesa cativa e qual o aperitivo recomendado. Contem tudo!

Semana que vem eu volto pra passar o resultado!


PS: Esta enquete foi inspirada em um concurso bem legal que está acontecendo em Salvador pela segunda vez, o Comida di Buteco, onde vários bares e botecos de Salvador inscrevem seus pratos de maior sucesso. Vale a pena conferir, e ver se aquele petisco que você adora está participando! Taí a dica!

PS 2: Esta enquete também foi feita em homenagem ao grande amigo Marco Alves, que parte hoje para Portugal, para ficar um ano lá comendo bacalhau e bebendo bagaceira, sob o pretexto de viagem de estudos! Boa viagem, Marcão!

38 comentários:

  1. A única coisa que me vem a cabeça é o navona! E nem sei se existe mais. Mas, um último que fui e era joinha foi o quintal de casa, em frente a minha casa. Só que n]ão é aquela vibe povão, é mais arrumadinho e coisa e tal. Bom, se não valer este, vai de Navona mesmo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Se é pra falar de boteco "pé sujo", posso citar quatro que frequento. Neles tem os frequentadores assíduos, comida saborosa servida sem requinte e aqueles tira-gostos tipo mortadela com limão. Gosto do Cravinho (Terreiro de Jesus), Simobeta (Largo das Baianas), Bar do Ronaldo (em frente ao Mini Preço) e o Bar do Humberto (Rua do Balneário), ambos em Amaralina.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Eu não sei o nome do lugar, mas fica na ponta de humaitá, e é bala!! Longe, mas vale a pena. Sentir a brisa do mar tomando uma cervejinha é ótimo. Fora que dizem que a mariscada de lá é tudo de bom ! Meu voto é pra lá, apesar de eu não saber o nome, só sei chegar!

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, esclarecendo aqui.

    Não precisa ser exatamente "pé sujo".

    Basta não ser barzinho da moda tentando ser boteco! ;)

    ResponderExcluir
  5. A Alma vernácula do Botequim:

    Boteco ou botequim: são termos oriundos do português de Portugal botica, e do espanhol da Espanha bodega (hoje adega também), que por sua vez derivam do grego apothéke, que significa depósito.

    Em Portugal a botica era um depósito, ou loja onde se vendiam mantimentos e miudezas, mesmo significado se atribui à bodega espanhola.

    No Brasil, o boteco ou botequim ficou por tradição conhecido como lugar de encontro entre "boêmios", onde se procura uma boa bebida, petiscos baratos e uma boa conversa sem compromisso.

    botequim :
    s. m.1. Café.
    2. Loja de bebidas.taberna (é)
    botica
    s. f.1. Farmácia.
    2. Ant. Loja de venda a retalho.

    Botega:
    s. f.1. Tasca, taberna imunda.
    2. Casa muito suja.
    3. Comida mal feita

    Taberna:
    s. f.1. Loja onde se vende vinho a retalho.
    2. Loja de comes e bebes, tasca.
    3. Fig. Casa imunda, desordenada2. Taberna.
    3. Baiuca.
    4. Bodega.

    Vale a pena conferir para nos permitir valorizar eventos nossos e sua importância como a "Comida Di Buteco":

    http://aeiou.visao.pt/galeria-de-fotos-rota-das-tabernas-de-coimbra=f504211

    http://www.cm-coimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=747&Itemid=480

    http://www.setubalnarede.pt/content/index.php?action=articlesDetailFo&rec=7885

    http://www.costa-azul.rts.pt/gca/?id=1670

    ResponderExcluir
  6. Gosto do plato no chame-chame....lugar super tranquilo e comidinhas bem legais! Tambem tem os Internacionais da mouraria, com a tradicional lambreta e bacalhau....

    ResponderExcluir
  7. Só me vem a memoria (não sei se ainda existe e se ainda está como antes) o Camurujipe na ribeira... a 25 anos atrás eu costumava ir com a namorada (agora esposa) tomar um caldo, comer petitinga e saborear umas batidas... que saudades....

    ResponderExcluir
  8. Não sou muito de boteco, mas lá vai a dica. Super Serv, em Ondina. Tem uma cerveja geladíssima e os tiragostos são generosos. E tem também o Bar do Luíz, no Costa Azul. Botecão mesmo, mas com uma cara familiar que muito me agrada.

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro o Posto 12 em Itapuan.. Fizeram uma reforminha e limparam um pouco do pé sujo! rs!
    Tem uma vista privilegiada e ainda dá pra comer um dos melhores acarajés da cidade (que é o de Cira!)

    ResponderExcluir
  10. Hum... O favelinha entre a Pituba e o Costa Azul (Av Magalhães Neto) é um bom boteco. Comidas variadas, boa localização... não é tão pé sujo.

    ResponderExcluir
  11. Meu preferido é o Bar do Jonas,na Gerson Pinto,Costa Azul.
    Apesar de já ter saído até na Veja,mantem caracteríscas de bom boteco,a comida é muito boa,a cerveja é gggeeellllaaaddaa e o melhor:o ambiente é bacana,até porque quem chega fazendo baixaria,Jonas,o próprio, faz cara feia,não atende, e se o cara insiste é convidado a "vazar".

    ResponderExcluir
  12. Djalma's Drink, não tem prá ninguém ... Zão

    ResponderExcluir
  13. Djalma´s Drink, comida boa, cerveja gelada, tem meu vinho, ambiente agradável, com frequentadores antigos, antigos mesmo, fica na Pituba e está pela segunda vez no Comida Di Boteco vale conferir.

    Cida

    ResponderExcluir
  14. Boteco do França, no Rio Vermelho.

    ResponderExcluir
  15. Pra mim boteco é O QUINTAL, ali no Campo Grande. São grandes recordações (haja príncipe maluco...) de bebedeiras, cantorias, risadas e comida boa (arrumadinho de fumeiro, farofa d'água...).. É verdade que faz um bom tempo que não volto lá, mas quando penso em boteco em Salvador, sempre me vem à mente. Nao tem outro.

    ResponderExcluir
  16. Cantina da Lua na Pedra Furada (cidade baixa)...boteco mesmo! Mas com direito a vista para o por do sol na Baía de Todos os Santos...cerveja "barata"; lambreta, caldo de suru e afins, em uma localização que é tudo menos "fashion".
    Quem nunca fui recomendo! (do lado da Cantina da Lua tem uma uma penca de botecos no mesmo estilo).

    ResponderExcluir
  17. O Bar de Muá, no Imbuí. Não conheço os aperitivos... serve bata de saquinho? Mas a cerveja é super gelada, e o preço é justo.

    ResponderExcluir
  18. LIDER, no largo 2 de julho! Cerveja supergelada e o melhor pernil da cidade. Boteco para todas as tribos, é tradicional mas os moderninhos adoram!

    ResponderExcluir
  19. bem, tem um boteco muuuito bacana que eu frequentava a uns 3 ou 4 anos atras, que fica na frente da bibloteca dos Barris.
    eu realmente não me recordo o nome, mas comoia la com o dono do blog, ele vai dizer o nome por mim!!!

    quem não conhece, precisa, é show de bola!

    ResponderExcluir
  20. Apesar de só tomar coca-cola zero e água, o meu buteco preferido é o Quintal. Desde o tempo que participava do movimento sindical e a gente sempre terminava lá de madrugada as vezes com direito a palhinha de Xangai. Era o "ouro"!!!! Sou do tempo que França do Boteco do França era garçon no Quintal, viu gente.....

    ResponderExcluir
  21. Eu não posso deixar de votar em Domingão, no cabula, perto da UNEB...
    Foram seis anos de faculdade bebendo lá quase sempre.
    Por que esse barzinho sujo é o melhor?
    Lá eu mesmo escolho a cerveja no freezer, abro sirvo, lavo o copo (que tá sujo)... Quando tem, sempre se pode degustar o famoso requeijão molão com mortadela e limão... Lá eu ia na casa de Seu Domingos buscar a chave quando o bar tava fechado... E mais de uma vez eu e o pessoal ficamos tomando conta do lugar (cliente VIP é assim mesmo...). Sem contar a mesa de sinuca com obstaculos (porra de pilastra...).

    Como menção honrosa cito os bares do Mercado do Peixe (melhores atendimentos e maniçobas, salvando os fins de madrugada) e o Colon, do lado do Bom Preço em frente ao Forte de São Pedro, bar de mais de 170 anos de funcionamento...

    ResponderExcluir
  22. Bar do Chico (o da Barra, não o do Jardim Brasil).

    ResponderExcluir
  23. não acredito que ninguem ainda citou os bares de são lazaro? o da silvinha e o da zilda(na verdade eu ia mais para o P.F. mesmo), com direito a cerveja gelada, conspirações filosoficas e comentarios pícaros sobre os loucos docentes da faculdade.... Bons tempos

    ResponderExcluir
  24. Sempre fui fã do Cravinho, lá no Pelourinho. Tem se tornado relativamente pop de uns tempos pra cá, mas nunca deixou de ser um ótimo lugar pra tomar umas com os amigos.

    ResponderExcluir
  25. Silvinha é uma segunda casa, mas eu vou ficar com o Beco da Rosália mesmo (nos Barris).

    ResponderExcluir
  26. Eu gosto do Caminho de Casa, no Itaigara!

    Ade

    ResponderExcluir
  27. Olha... há muito tempo não moro em salvador e, quando aí estou, pouco saio. Mas o meu boteco preferido é o Xuleta hehehehe
    Sem sombra de dúvidas... não sei se ainda anda bem frequentado e com cerveja barata... mas é de lá o meu voto hehe

    ResponderExcluir
  28. Eu gosto muito do Djalma Drinks, fica ali na Rua Minas Gerais da Pituba.
    O camarão no bafo é divino.

    ResponderExcluir
  29. Não poderia deixar de fazer aqui uma menção honrosa ao Quintal e ao Bar de Silvinha, ambos essenciais para os bons frequentadores de botecos. No entanto meu voto vai para o boteco da Graça, que fica praticamente em cima da faculdade de Direito. Temos ali um ambiente super-agradavel e bem arborizado com um atendimento de primeira. No cardápio varias opções deliciosas (recomendo o escondidinho de carne de fumeiro). Aos Domingos no almoço são incluídos pratos como sarapatel de aveztruz (tb mto bom!), além de ter sempre um sonzinho ao vivo do pessoal da faculdade de música. Vale a pena.

    ResponderExcluir
  30. Meu boteco preferido é o Xuleta


    Mara

    ResponderExcluir
  31. O bom e velho Irineu, no Parque Julio Cesar!
    ^^

    ResponderExcluir
  32. DOMINGÃO, no Cabula IV. Fundamental na formação dos estudantes da UNEB.

    Fora que, se vc for VIP, há privilégios inimagináveis...

    ResponderExcluir
  33. Tem um boteco em Itapoan chamado Scambo, é um ambiente muito agradável, com várias obras de artes à venda, para fazer o estilo, boteco-arte, isso sem falar no absinto de 6 conto, show de bola!!!!

    ResponderExcluir
  34. VOTAÇÃO ENCERRADA!

    AMANHÃ VENHO COM O RESULTADO E NOVA ENQUETE!


    AGUARDEM E CONFIEM! ;)

    ResponderExcluir